quarta-feira, 7 de setembro de 2016

A vida num sopro de José Rodrigues dos Santos, pela Gradiva





















A vida num sopro de José Rodrigues dos Santos, pela Gradiva

Um romance que se traduz numa trágica história de amor entre Luís Afonso e Amélia Rodrigues passado em vários locais, como Bragança, Vinhais, Penafiel e Lisboa, este amor nasce e floresce em Bragança, no liceu durante a ditadura e os tempos conturbados que se viviam. 
Amélia não se deixa conquistar ao primeiro olhar e Luís não desiste de a conquistar à primeira tentativa falhada, um livro que se enquadra nos tempos da ditadura da época permitindo conhecer mentalidades, usos e costumes da vida rural e urbana da época bem como as diferentes mentalidades existentes. 
A mãe da jovem Amélia não aceita este amor e separa a filha de Luís, este deixa de ter notícias da sua amada não desistindo de a procurar mas sem êxito e ruma a Lisboa para a conclusão dos seus estudos, sem nunca a esquecer. Terminados os estudos em Veterinária, Luís é convocado para o serviço militar tendo de rumar a Penafiel e posteriormente a sua terra Natal até rumar a Lisboa onde lhe é feita uma proposta que o mesmo recusa e o leva a cadeia. 
Um livro que não esquece alguns pormenores da realidade político social que se vivia na altura, uma obra objetiva sem floreados apesar da história de amor que o é, com quase 700 páginas termina com o desenlace trágico desta história que toca, transmitindo a intensidade dos sentimentos vividos pelas personagens até ao seu trágico final.

Avaliação(0-10) 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário