segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Viver sem ti - de Jojo Moyes



Viver sem ti de  Jojo Moyes
Um livro com mais de 400 páginas, no top 10 das vendas em Portugal, que marca a continuação de uma história, depois do livro que fez sucesso “Viver depois de ti”, um livro que muitos acreditavam não ter uma continuação, mas Jojo Moyes tem o talento de surpreender os leitores, agora com este livro veremos se irá corresponder às expetativas face ao livro anterior.
Esta autora J.M foi das únicas a ganhar o prêmio Romântico Novel of the Year por duas vezes, em 2003 e 2010.
Uma das melhores críticas a J.M foi feita pelo Wall Street Journal afirmando que « Jojo Moyes tem um especial talento de preencher as expectativas dos seus leitores evitando a previsibilidade». Não poderia estar mais de acordo, quando nada fazia prever uma continuação do livro anterior surge este «Viver sem ti».
Will Traynor, é uma personagem que tendo terminado a sua existência no livro anterior, contínua presente neste, norteando as atitudes e justificando decisões, comportamentos e estados de espírito de Lou ao longo do livro.
Depois da partida de Will, Lou vive num apartamento com o qual não se identifica e numa cidade que nada lhe diz, reflexo disso mesmo é a seguinte passagem : «Chego a casa à uma e um quarto da manhã e entro no apartamento silencioso» (…) «A cidade contínua a ser, para mim, tão estranha como sempre foi. Mas no fundo, todos os locais o são ultimamente», acumulando a este modo inadaptado do local, tem um trabalho que também não a faz feliz.
O tempo que Lou e Will tiveram juntos moldaram a sua vida e agora sente-se sozinha e perdida e como se isso não bastasse sofre um acidente, uma queda que a autora descreve de forma trágica, mas de igual modo com algum humor:
«-Vim cá fora fumar um cigarro e ela caiu-me na maldita varanda, quase caía em cima de mim. -Está a ver é o seu dia de sorte, Não caiu.»
Depois deste acidente Lou regressa à sua base, para junto da sua família, é um recomeço, um começar e caminhar sozinha, um novo reerguer, o sucesso deste livro facilmente se justifica, pois qual dos leitores não se deixa envolver sentimentalmente e encontra no livro elementos que o identificam com as personagens, qual de nós já não teve de recomeçar de novo, ou conhece alguém próximo que o fez. Para Lou viver sem Will é recomeçar sozinha e ter forças para caminhar e reaprender a ser feliz.
Um livro que fala da superação, talvez não tenha o mesmo grau de emoção do anterior por se tratar de uma continuação e as expetativas estarem ao mais alto nível. Mas a autora consegue ao longo do livro provocar um tornado de emoções, algumas contraditórias, o que torna o livro muito apetecível e viciante.
Lou sabia que não poderia superar sozinha a perda e daí ter procurado um grupo de ajuda, que em muito contribuiu para enriquecer a personagem.
Aparecem algumas personagens novas, uma delas é Lyli uma adolescente complicada que vem abordar uma temática, que deixarei para o leitor descobrir, cada personagem nova marca o leitor de forma diferente.
Se o final de “Viver depois de ti” não foi o expectável e querem ver como irá ser a vida de Lou depois do final do primeiro livro e saber como ela irá viver os dias de luto seguintes tem de ler este livro, que poderá ser uma bela prenda de Natal, pois os livros tem a capacidade de nos transportar e fazer sonhar .
Avaliação (0-10) 9 

3 comentários:

  1. Continua o livro, continua com a mesma emoção :-)

    ResponderExcluir
  2. E certamente terá uma continuação...

    ResponderExcluir
  3. Come the next comments,i hope also in English :-)

    ResponderExcluir